Vera Cruz (SP) já foi considerada a maior produtora de maracujá em todo o país.
Com secas e calores extremos, os produtores da fruta desenvolvem novas técnicas e estão otimistas com a safra deste ano.
Maracujá é uma fruta bastante dependente do calor TV TEM/Reprodução Nativa do sudeste brasileiro, o maracujá é uma fruta bastante dependente do calor; pelo menos até um certo limite.
Diversos agricultores da região cultivam o fruto e, apesar das dificuldades, estão otimistas com as safras deste ano. O produtor Paulo Sérgio Barbosa, de Vera Cruz (SP), é um dos produtores da fruta e, segundo ele, as expectativas poderiam ser ainda melhores se o clima local tivesse ajudado.
Apesar do maracujazeiro depender do calor, se o tempo passa dos 35ºC, a fruta para de produzir. O agricultor conta que plantou mais de 1 mil pés das fruta no fim do ano passado e espera colher 30 toneladas de maracujá ainda este ano.
A safra vai até agosto e, nesta época do ano, o produtor recebe R$ 40 por cada caixa contendo 14 kg da fruta. A cidade já foi considerada uma das maiores produtoras de maracujá do país.
No entanto, na década de 90, o vírus chamado de "endurecimento" atingiu uma boa parte das plantações dos agricultores.
O vírus é capaz de causar deformidades na fruta, deixando ela dura como pedra. O agricultor explica que o vírus ainda existe, no entanto, ele desenvolveu técnicas de fertilizantes e cuidados para evitar que os maracujazeiros sejam afetados pelo vírus. Apesar das dificuldades que os agricultores precisam enfrentar para cultivar o maracujá, eles ressaltam que as plantações deste ano vão prosperar grandemente.
Com novas técnicas e cuidados necessários, as plantações são preservadas e as frutas são vendidas para os consumidores. Veja a reportagem exibida no programa em 27/04/2025: Produtores do Centro-Oeste de SP colhem safra do maracujá VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais Confira as últimas notícias do Nosso Campo