O g1 visitou os principais locais nessa situação na cidade e encontrou um cenário desolador.
Outro prédios que não são tombados também apresentam problemas.
Antigo Matadouro Municipal está abandonado em Sorocaba (SP) Marcel Scinocca/g1 Prestes a completar 100 anos, o prédio da Rua Paes de Linhares, na zona norte de Sorocaba, que já foi matadouro municipal, está em completa ruína.
E ele não é o único local público do município que sofre com a situação.
O g1 visitou os principais locais nessa situação na cidade e encontrou um cenário inesperado. 📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp O antigo Matadouro, construído em 1982, tem sofrido há décadas com a falta de revitalização e o abandono.
O prédio foi fechado há 50 anos e já foi garagem e oficina.
Recentemente, parte do telhado desabou, complicando ainda mais a situação do imóvel, conforme denunciado pela vereadora Iara Bernardi (PT).
Sobre o destino do local, na gestão de Vitor Lippi (PSDB), houve a promessa que viraria um centro cultural, que nunca saiu do papel.
Imagens a partir do Google Street View mostram a evolução do processo de abandono do local nos últimos 14 anos.
As imagens mostram, por exemplo, como o entorno do prédio era cuidado, passando por momentos com muito mato, e, depois, como toneladas de terra na área que cerca o prédio.
Antigo matadouro municipal em 2015 e 2025.
Em dez anos, prédio se deteriorou Initial plugin text Recém reformado, mas… Prédio do Fórum Velho, em Sorocaba (SP), já apresenta pontos de deterioração Marcel Scinocca/g1 Um dos prédios mais icônicos do Centro de Sorocaba, conhecido como Fórum Velho, recebeu revitalização recentemente, em especial, na parte externa.
Entretanto, já apresenta sinais da falta de manutenção e conservação.
Do lado de fora, é possível perceber problemas na pintura como mofo.
Também é possível identificar janelas quebradas.
Aliás, algumas janelas ficam abertas, o que possibilita que entre água no prédio, agravando ainda mais a situação.
A sala que dá acesso ao prédio também tem lixo e objetos, aparentemente, de pessoas em situação de rua.
Palacete Scarpa Palacete Scarpa, em Sorocaba (SP) Marcel Scinocca/g1 Localizado no Centro de Sorocaba, na Rua Souza Pereira, o Palacete Scarpa começou a ser construído em 1921.
É um dos mais importantes patrimônios históricos da cidade e um dos cartões-postais da cidade.
As intervenções começaram no local em 2017.
A parte interna foi concluída, porém, a parte externa sofre com a ação do tempo.
É possível ver pontos de mofo e até de parte do concreto se desprendendo. Complexo Ferroviário Estação Ferroviária de Sorocaba (SP) apresenta pontos de abandono e deterioração Marcel Scinocca/g1 O prédio principal do Complexo Ferroviário de Sorocaba recebeu revitalização em 2008.
Porém, não houve melhorias na parte interna da Estação Ferroviária.
O local está com várias áreas com deterioração e a entrada principal está com muito lixo e marcas de invasão.
O prédio e o entorno foram objetos de uma cessão de uso da União, dono do complexo, para a Prefeitura de Sorocaba em 2010, ainda na gestão do ex-prefeito Vitor Lippi.
A duração era de cinco anos, com possibilidade de prorrogação. Parque da Biodiversidade e CEI 65 Estrutura apresenta sinais de depredação o Parque da Biodiversidade Diogo Del Cistia/g1 E os problemas vão além dos prédios históricos.
O abandono afeta também outros prédios públicos ligados à Prefeitura de Sorocaba.
Um deles está localizado na zona oeste da cidade, no bairro Ipanema das Pedras.
No local funcionava o Centro de Educação Infantil (CEI) 65, que agora está em outro endereço.
Entretanto, o prédio da Rua Josephina Belini está completamente abandonado.
Moradores do bairro relatam que o local também virou abrigo de pessoas em situação de rua.
Outro prédio em completo abandono e que teve todo o telhado furtado está no Parque da Biodiversidade, que fica na zona norte de Sorocaba.
O local já foi tema de reportagens do g1.
No local, houve um investimento de R$ 6 milhões da iniciativa privada. O que diz a Prefeitura de Sorocaba Sobre o antigo Matadouro Municipal, a Prefeitura de Sorocaba informou que tem buscado parcerias para a recuperação ou melhor aproveitamento do espaço, mas afirma que o “investimento é elevado e há questões legais, devido às características históricas”. Diz ainda que o local foi concedido com permissão de uso de parte da área para duas associações, com a finalidade principal de promoção da cultura, arte e proteção de direitos sociais.
“No entanto, a permissão não engloba a construção do Matadouro em si”, lembra Sobre o Fórum Velho, a prefeitura lembrou que o prédio é de propriedade do Governo do Estado de São Paulo e está com decreto de cessão.
Diz ainda que já solicitou, por meio da Secult, a doação permanente do local, que irá proporcionar flexibilidade na captação de verbas e parcerias público-privadas para melhorias no local.
“Neste momento, o Poder Público mantém parceria com a Universidade de Sorocaba (Uniso) para atualização do projeto de restauro.
Além disso, o prédio já recebeu nova pintura da fachada e intervenções na parte interna do andar térreo.” A respeito da fachada do Palacete Scarpa, a prefeitura alega que, para viabilizar sua restauração, é necessário o aterramento dos postes de energia e que, para isso, tem buscado recursos por meio de emenda parlamentar para a realização do serviço. Por fim, a prefeitura disse que o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP), vinculado à Secult, faz a devida fiscalização de todos os imóveis tombados para garantir a preservação das estruturas e suas manutenções, que são de responsabilidade das pastas que utilizam os espaços, ou dos proprietários em casos de propriedades particulares. Quanto à Estação Ferroviária, a prefeitura lembrou pertence ao Governo Federal.
"A Prefeitura, por meio da Secult, possuía a cessão provisória e, quando foi finalizada, a pasta também solicitou a doação permanente, com o objetivo de realizar parcerias público-privadas e viabilizar a restauração da Estação Ferroviária e dos prédios anexos." A Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo (SPU), por meio da Superintendência em São Paulo, disse que o imóvel permanece cedido ao município, "que atualmente é responsável por sua gestão". Disse ainda que a cessão foi realizada inicialmente em caráter provisório, mas encontra-se em processo de formalização para destinação definitiva.
"Nesse contexto, a SPU notificou o município, solicitando o envio da documentação necessária para análise e continuidade do processo de cessão." Prédio onde funcionou escola infantil em Sorocaba (SP) está abandonado Google Street View/Reprodução Com relação aos patrimônios abandonados, mas que não históricos, a administração lembrou que os dois locais, prédio que foi CEI e Parque da Biodiversidade serão objetos de estudos para usos futuros.
No caso do parque, com o Conselho Gestor.
Sobre o prédio da CEI, a prefeitura está com projeto em estudo para reaproveitar a área onde para que seja voltada “à melhoria do atendimento da população local quanto ao transporte público”. Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM