Confira como ficou o interior do Mercadão de Piracicaba uma semana após incêndio
O incêndio que destruiu parte do Mercado Municipal de Piracicaba (SP) no último dia 23 de julho completa uma semana nesta quarta-feira (30).
No total, 19 boxes foram atingidos pelo fogo.
O espaço consumido pelas chamas continua interditado para o público.
A EPTV, afiliada da Globo para a região, teve acesso à imagens inéditas de como está o Mercadão uma semana após o tragédia. Não houve vítimas e as causas do fogo são investigadas.
Mas, um exame preliminar da perícia técnica descartou possibilidade de o incêndio ter sido criminoso. O local afetado pelas chamas segue fechado para consumidores.
As únicas pessoas que podem entrar são os permissionários, para retirada de objetos.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba e região Parte interna do do Mercadão de Piracicaba após incêndio que destruiu 25% do local EPTV Todo o entorno do local queimado está isolado nesta quarta-feira.
Alguns permissionários tiravam móveis, como balcões e demais materiais, que não foram afetados pelo incêndio, para guardaram em outro espaço, a pedido da empresa seguradora.
Alguns permissionários foram realocados para outros boxes, não atingidos pelas chamas. A permissionária Nilza Antônia Pandolfe tinha loja no Mercadão há quase 13 anos.
O box dela foi um dos afetados pelo incêndio.
“Perdemos tudo”, lamentou. Uma semana após incêndio, parte do Mercadão de Piracicaba segue interditada Entre os comércios tomados pelo fogo, estava a pastelaria do Seu Francisco Pandolfi, conhecido como Cenoura pelos frequentadores do box dele, que é ponto tradicional de turistas no Mercadão de Piracicaba há 53 anos. Pandolfi mostrou como ficaram algumas das lojas tomadas pelas chamas no incêndio da última quarta-feira. Enquanto caminhava, o permissionário mostrava os destroços das lojas de velas e de artigos religiosos, o que restou da banca de ovos e do box de equipamentos e produtos para pesca. Parte interna do Mercadão de Piracicaba após incêndio que destruiu 25% do local EPTV Estrutura provisória Segundo a prefeitura, o prefeito Helinho Zanatta (PSD) se reuniu com comerciantes que perderam seus estabelecimentos nesta última segunda-feira (28).
A construção de uma estrutura provisória, no estacionamento do local, para que os comerciantes afetados retomem suas atividades é avaliada. A gestão do Mercadão de Piracicaba é feita por meio de parceria público-privada entre a prefeitura e a Associação de Comerciantes do Mercado Municipal Parte interna do Mercadão de Piracicaba após incêndio que destruiu 25% do local EPTV LEIA TAMBÉM: VÍDEO: imagens aéreas mostram como ficou Mercadão após incêndio Confira quais lojas foram afetadas pelo incêndio Lojista perde pastelaria de 53 anos e se emociona 'Investi tudo que tinha': donos de comércios tradicionais têm perda total Incêndio espalha cheiro e muda cenário no Centro Perícia usa scanner 3D para avaliar se fogo foi criminoso Parte interna do Mercadão de Piracicaba após incêndio que destruiu 25% do local EPTV A seguir, veja o que se sabe e o que falta saber sobre o caso: O que se sabe O Mercadão fica na Rua Governador Pedro de Toledo, principal corredor comercial do Centro de Piracicaba; O prédio centenário, inaugurado em 1888, é tombado pelo Patrimônio Histórico da cidade e abriga cerca de 150 lojistas permissionários; As chamas começaram às 2h da quarta-feira (23) e foram controladas por volta de 5h.
No entanto, alguns focos de incêndio restantes só foram eliminados na noite de quarta; Segundo a Defesa Civil, o fogo atingiu cerca de 500 metros quadrados do prédio, o que equivale a 25% do espaço; O incêndio mudou o cenário do Centro da cidade, atraindo multidão e alastrando cheiro de fumaça por diversos quarteirões; Comerciantes tradicionais do local ouvidos pelo g1 relataram que perderam tudo; A previsão é de que a reabertura ao público aconteça nesta sexta-feira (25), às 6h, apenas na parte preservada do Mercado Municipal; Já a parte afetada segue interditada e passou por perícia da Polícia Científica nesta quinta-feira (24); Os resultados iniciais da perícia apontaram que não há indícios de incêndio criminoso; O exame preliminar também indicou que há possibilidade de o fogo ter começado no teto dos boxes; No entanto, as investigações sobre a causa vão continuar e não há uma conclusão. VÍDEO: imagens aéreas mostram destruição após incêndio no Mercadão Municipal de Piracicaba Galerias Relacionadas O que falta saber Ainda não se sabe o que causou o incêndio, mas não foram encontrados indícios de incêndio criminoso; Ainda não se sabe como e quando será realizada a reconstrução da parte do prédio atingida; A prefeitura não definiu como deve dar apoio para os comerciantes afetados, mas deve se reunir com eles para discutir isso; Comerciantes ficarão alojados em outro local temporariamente.
Um dos locais cogitados pelos próprios lojistas é o estacionamento do Mercadão.
Incêndio de grande proporção atinge Mercadão Municipal de Piracicaba Vista aérea do Mercado Municipal de Piracicaba após incêndio. Wesley Almeida/EPTV Mais sobre o Mercado Municipal de Piracicaba 📝 História do 'Mercadão' de Piracicaba mistura ex-presidentes do Brasil, pastel tradicional e inauguração inusitada Referência em arquitetura e pioneirismo nos negócios: entenda a importância do Mercadão de Piracicaba para o interior de SP IMAGEM INÉDITA: Como era o Mercado Municipal há 135 anos? Simulação 3D revela prédio original De bancas com quase um século a comerciantes novatos: conheça quem 'toca' o Mercado Municipal de Piracicaba Transporte por carroças e bebedouro de animais: como era o Mercadão de Piracicaba antes de ser modernizado Comerciantes no Mercado Municipal de Piracicaba nos anos 1960 IHGP VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba