Fechado há 6 anos, Parque Ecológico de Nova Odessa vira preocupação para moradores
Moradores de Nova Odessa (SP) denunciaram o abandono do Parque Ecológico Isidoro Bordon, fechado desde 2019.
O espaço já foi um dos cartões-postais da cidade e abriga um pequeno zoológico.
A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, registrou imagens que mostram o estado atual do parque (veja vídeo acima).
Entre os principais problemas identificados estão: Lagoa central assoreada e coberta de sujeira Mato alto na área de caminhada e bancos quebrados Árvores com raízes expostas, que danificaram a calçada ao redor Alambrado danificado e com valas abertas Lixo espalhado nas imediações, como garrafas plásticas e restos de comida No caso do alambrado, a própria comunidade sinalizou o local com fitas para alertar sobre o perigo de acidentes.
Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba "O que a gente queria era esse parque de volta para as pessoas poderem vir aqui se divertir.
Eu já vim aqui criança, vim com a escola e aprendi muita coisa aqui.
É um legado de Nova Odessa que está morrendo”, afirma o músico Diego Gomes à reportagem.
Segundo o músico, muitas famílias têm buscado opções de lazer fora da cidade.
"Está abandonado.
A lagoa seca, depois enche, morrem peixes...
Está desse jeito.
É um lugar que poderia ser uma área de lazer e, até agora, nada foi feito.
Não há resultados e nem previsão de melhorias", relata o eletricista Reginaldo Dias ao destacar que o parque é um dos poucos espaços voltados ao lazer em meio à natureza no município.
Parque Ecológico em Nova Odessa (SP) Diego Gomes O que diz a prefeitura A diretora municipal de Meio Ambiente de Nova Odessa, Daniela Fávaro, afirmou que o parque está fechado desde 2019 e que, desde 2021, a Prefeitura de Nova Odessa tem buscado recursos para a revitalização.
De acordo com a diretora de Meio Ambiente, um convênio de R$ 1 milhão foi assinado em 3 de julho com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado.
O prazo agora é de 90 dias para a conclusão do processo licitatório.
A obra tem previsão de início dentro de 150 dias após essa etapa.
“Eu acredito que em um ano a gente consiga fazer a revitalização e devolver o parque para a população”, disse a diretora de Meio Ambiente à EPTV.
Sobre os pontos mais críticos, como o alambrado danificado, a diretora afirmou que a há um projeto para intervenções imediatas na área externa, além de um estudo para o desassoreamento da lagoa.
Parque Ecológico fechado desde 2019 em Nova Odessa (SP) Diego Gomes VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.