114 pessoas morrem em protestos contra o golpe de estado em Mianmar
Mianmar impôs lei marcial e estado de emergência em nove regiões do país nesta quinta-feira (31), segundo a TV estatal.
Preocupações com violência armada e insurgência foram apontadas pelo governo como justificativa para a decisão.
Governado por uma junta militar desde 2021 (saiba mais no vídeo acima), Mianmar enfrenta atualmente uma guerra civil contra os militares no poder e o isolamento internacional.
Além disso, o país tem 40% da população vivendo abaixo da linha da pobreza, segundo o Banco Mundial. Desde que a junta tomou o poder, as antigas autoridades do país, depostas no golpe, formaram um governo paralelo, o Governo de Unidade Nacional.
Manifestantes protestando contra o golpe militar em Mianmar em 2021 Reuters O cenário em Mianmar Mianmar é um país localizado no Sudeste Asiático.
Ele faz fronteira com Bangladesh e Índia a noroeste, China a nordeste, Laos e Tailândia a leste.
Com uma área de aproximadamente 676.578 km² – pouco mais de 8% o tamanho do Brasil -, é o maior do Sudeste Asiático continental. A capital do país é Naypyidaw e foi instaurada em 2005 para substituir Yangon, maior cidade do país em termos de área urbana e centro econômico, como o centro administrativo.
Localizada no centro-sul do país, apesar de ser a capital, tem um baixo número de habitantes e é conhecida como "cidade fantasma". Onde fica Mianmar? Qual a população? Quem governa? Saiba mais sobre o país A base da economia de Mianmar é a agricultura.
O arroz é o produto mais cultivado, mas plantações de milho, cana-de-açúcar e algodão também são importantes para a economia do país, de acordo com a ONU. Segundo dados de 2023 da Organização das Nações Unidas (ONU), a população de Mianmar é de 54 milhões habitantes, sendo o 26º país mais populoso do mundo - para se ter uma comparação, o Brasil tem 211 milhões de habitantes, e é o 7º país mais populoso. A maioria da população é composta por birmaneses, que representam cerca de 70% dos habitantes, seguidos por outras etnias como os shan e karen. O general Min Aung Hlaing, que assumiu o poder em 2021, comanda o país atualmente. O golpe militar no país interrompeu o primeiro período de democracia que o país viveu desde que se tornou independente da Grã-Bretanha em 1948. Daquele ano até 1962, o país foi comandado por um governo civil, mas sem eleições.
A partir de 1962, viveu sob diferentes regimes militares, até 2015, quando a Liga Nacional pela Democracia (NLD), liderada por Aung San Suu Kyi, venceu as eleições gerais.
Em 2021, ela foi deposta pelo o golpe militar. A última eleição no país foi realizada em novembro de 2020, quando o principal partido civil, a Liga Nacional pela Democracia (NDL, na sigla em inglês), venceu 83% dos cargos em disputa.
Os militares se recusaram a aceitar esse resultado, alegando terem ocorrido "enormes irregularidades" e fraudes.