Anúncio pago no Facebook diz ser possível obter valores, em dinheiro, de benefícios pagos pela Controladoria-Geral da União.
Ao Fato ou Fake, a pasta desmente qualquer iniciativa dessa natureza.
CGU não está pagando benefícios g1 Circula nas redes sociais um anúncio que diz que é possível obter benefícios, em dinheiro, junto à Controladoria-Geral da União (CGU).
É #FAKE. selo fake g1 🛑 O que diz a publicação? Publicado no Facebook, o conteúdo patrocinado por uma conta chamada "Canal de Apoio Brasil" alega que a Controladoria-Geral da União (CGU) estaria pagando benefícios em dinheiro.
O teor do anúncio abre com a mensagem "Seu nome está na nova lista oficial?".
Mais abaixo, há uma tabela com seis CPFs, supostamente atrelados a beneficiários do mês de julho de 2025.
Na parte final do anúncio, está redigido o seguinte texto "47.892 pessoas já confirmaram na nova oportunidade de julho.
Veja se você está entre os selecionados para receber até R$ 13.943,85".
A descrição do anúncio diz "Há um valor reservado para você confirmar agora".
⚠️ Por que a publicação é falsa? Ao Fato ou Fake, a assessoria da CGU negou que o órgão esteja fazendo pagamento de qualquer tipo de benefício e diz que esse tipo de ação é alheia ao trabalho da pasta, responsável por realizar atividades relacionadas à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão do governo. A mensagem da assessoria é similar a uma publicação feita pelo órgão em 3 de julho na conta oficial de Instagram.
No perfil, a CGU diz: Nas últimas horas, começou a circular nas redes sociais uma falsa notícia dizendo que a CGU estaria pagando benefícios em dinheiro.
Essa informação é falsa.
Não se deixe enganar, acesse apenas os canais oficiais da CGU e do Governo Federal para informações seguras.
Aqui nas nossas redes, você encontra informações verdadeiras e verificadas.
Proteja-se de conteúdos enganosos.
Toda atenção é fundamental! Procurada pelo Fato ou Fake nesta quinta-feira (3), a assessoria de imprensa da Meta (controladora de plataformas como Facebook, Instagram, Threads e WhatsApp) afirmou que o link está indisponível e enviou uma resposta padrão para casos como esse: "Atividades que tenham como objetivo enganar, fraudar ou explorar terceiros não são permitidas em nossas plataformas e estamos sempre aprimorando a nossa tecnologia para combater atividades suspeitas.
Também recomendamos que as pessoas denunciem quaisquer conteúdos que acreditem ir contra os Padrões da Comunidade do Facebook, das Diretrizes da Comunidade do Instagram e os Padrões de Publicidade da Meta através dos próprios aplicativos". CGU não está pagando benefícios g1 Veja também Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)