Em louvor a São João Batista, a família Pazianoto, de Ipiguá (SP), mantém a tradição de rezar o terço no sítio há mais de 60 anos.
Família de Ipiguá no interior de São Paulo mantém tradição dos terços aos santos juninos há mais de 60 anos TV TEM/Reprodução Uma tradição que atravessa gerações na família Pazianoto.
Em uma celebração que mistura fé, comida típica e união, moradores de um sítio em Ipiguá (SP) se reúnem todos os anos para rezar o terço em homenagem a São João. Graciosa Fachim Pazianoto lembra que, 60 anos atrás, o rosário era conduzido por sua mãe.
À época, a oração mariana reunia os colonos que trabalhavam na propriedade, além de ser regada a chá e pão doce assado no fogão a lenha. Com o tempo a festa cresceu e agora a casa é toda decorada com bandeirinhas e balões.
Os preparativos na cozinha começam ainda cedo, com o cantar do galo.
Entre os pratos que não podem faltar estão o caldo de mandioca, cachorro-quente, chocolate quente, pipocas e quentão.
Cada convidado leva uma receita para que a festança fique completa.
Mesmo com as mudanças, os organizadores reafirmam que a fé continua sendo o principal motivo da celebração.
O terço é conduzido pela pessoa mais velha da família e, ao final, o mastro é erguido como parte da celebração.
Para a família Pazianoto, manter a tradição também é uma forma de homenagear seus antepassados e fortalecer os laços entre as gerações.
Veja a reportagem exibida no programa em 06/07/2025: Fiéis mantêm tradição da celebração dos terços VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais Confira as últimas notícias do Nosso Campo