Ribeirão-pretanos e francanos contam que ficaram preocupado com a falta de informações sobre queda de energia.
Causa oficial ainda é desconhecida.
Brasileiros da região que moram na Espanha falam como apagão mudou rotina Sete horas após a queda de energia que parou a Espanha nesta segunda-feira (28), o produtor cultural Eliezer Faleiros de Carvalho, de 42 anos, diz que ainda não há informações sobre o que provocou o apagão. Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp À EPTV, afiliada da TV Globo, ele revelou que as notícias que chegavam não eram suficientes para explicar o problema.
"Desde ataque cibernético, ataque nuclear, bomba, guerra, todas as teorias foram ventiladas.
Pouco a pouco, por conta gotas, vinha alguma informação.
Soubemos que era na Península Ibérica, mais Portugal, Espanha, e alguma parte da França, e que esse caos ia se recuperar".
Brasileiros que moram na Espanha e em Portugal e portuguesa que está em Ribeirão Preto, SP, relatam problemas por conta de apagão Arquivo pessoal Eliezer é de Franca (SP) e mora em Barcelona desde 2007.
Segundo ele, a falta de energia levou as pessoas para as ruas. "Os semáforos não funcionavam.
Em menos de uma hora, o trânsito fez um caos, muita gente presa no metrô, presa nos trens, presa nos elevadores dos prédios.
O serviço de emergência, todos escutavam a cada cinco minutos, a ambulância passando por todos os lados".
Estoque de água quase esgotou em supermercado em Portugal por conta do apagão Redes sociais Em Portugal há três anos, Claudia Soares da Silva, que é de Ribeirão Preto (SP), conta que a população se assustou com a queda de energia que também atingiu o país.
"A palavra pra isso tudo que aconteceu aqui hoje é loucura.
As pessoas ficaram totalmente em pânico, supermercados lotados, todo mundo em busca de água e comida, porque as informações foram muito desencontradas.
Disseram que seria uma apagão de 72 horas a princípio". LEIA TAMBÉM Espanha e Portugal enfrentam apagão de energia elétrica Após apagão, Espanha declara emergência nacional André Luiz Rossi, que também é de Ribeirão Preto, e vive em Portugal disse que aguarda por notícias e torce pelo restabelecimento da energia. "Estamos com a expectativa que a energia volte o mais breve possível, porque contamos com isso, várias situações nos afetam". Sem contato com a família Em Ribeirão Preto, a portuguesa Cristina Rodrigues conta que teve dificuldade em falar com a família, que está em Lisboa. "O que me relataram é que realmente estavam sem energia e não sabiam ao certo o que estava acontecendo.
Nós estamos aqui sem poder conversar com eles, sem saber o que está acontecendo". A Espanha decretou emergência nacional e considera o apagão como o pior da história.
Às 14h21, a REE afirmou que mais de 1/5 da demanda já havia sido recuperada e quase metade das subestações da rede de transmissão haviam sido recuperadas. A causa oficial do apagão ainda é desconhecida.
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, disse que uma "forte oscilação" na rede elétrica da Europa ocasionou na falha na distribuição de energia.
Mas o que está por trás dela segue em análise e nenhuma hipótese foi descartada. Metrô interditado devido à falta de energia elétrica REUTERS/Susana Vera Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região