Protótipo subiu a uma altitude 271 metros e pousou a 37 cm do alvo, após 56 segundos de voo.
Montadora planeja ingressar no mercado de lançamento de satélites.
Honda testa foguete reutilizável que dá ré e pousa em solo A Honda, segunda maior fabricante de carros do Japão, realizou um teste bem-sucedido com um foguete experimental reutilizável na última terça-feira (17). O voo durou 56 segundos.
O foguete subiu a uma altitude de 271 metros e depois retornou à base, pousando no solo a apenas 37 centímetros do alvo previsto. O foguete, que tem seis metros de altura, foi lançado na cidade de Taiki, na ilha de Hokkaido, no Japão.
O teste teve como objetivo principal avaliar as tecnologias essenciais para a reutilização de foguetes, como a estabilidade de voo durante a ascensão e descida e a capacidade de pouso.
O pouso do foguete diretamente para o solo é um dos caminhos para que ele se torne reutilizável e reduza custos para os voos espaciais.
A SpaceX, do bilionário Elon Musk, já testou uma tecnologia ainda mais avançada, pousando o foguete da nave Starship diretamente na plataforma de lançamento, capturado diretamente no ar por braços mecânicos. Foguete reutilizável da Honda Divulgação/Honda Veja os dados técnicos do teste: Tipo: Foguete reutilizável (Reusable Launch Vehicle - RLV) Comprimento: 6,3 metros Diâmetro: 85 centímetros Peso: 900 kg Peso total com combustível: 1.312 kg Duração do voo: 56,6 segundos Altitude máxima atingida: 271,4 metros Precisão do pouso: a 37 centímetros do ponto-alvo Sistema de segurança: Sistema que impede desvios de rota, velocidade e atitude, evitando impactos fora da área restrita. LEIA TAMBÉM: Como pouso de foguete na base pode tornar voos espaciais mais baratos Retorno de foguete: SpaceX mostra pouso histórico de propulsor em plataforma Em teste da SpaceX, propulsor da Starship pousa com sucesso na torre de lançamento O que a Honda pretende com o foguete? O projeto faz parte dos planos da Honda de desenvolver novas tecnologias e, no futuro, ingressar no setor aeroespacial com lançamentos de satélites. “Acreditamos que a pesquisa é um esforço significativo que aproveita os pontos fortes tecnológicos da Honda”, disse Toshihiro Mibe, CEO da Honda. Segundo a empresa, o projeto está em fase inicial e ainda não há decisão sobre comercialização.
No entanto, a Honda prevê que, com o crescimento do consumo de dados no mundo, deve aumentar a demanda por foguetes para lançar satélites nos próximos anos. A Honda também afirma que, no futuro, os foguetes poderão ser usados para instalar sistemas de comunicação via satélite e monitorar o meio ambiente, incluindo o aquecimento global. Pouso do foguete reutilizável da Honda Divulgação/Honda Honda lança foguete experimental reutilizável Divulgação/Honda Honda testa foguete reutilizável que faz pouso em solo; veja Divulgação/Honda