A missão foi comprada pelo bilionário chinês Chun Wang e deve sobrevoar os polos da Terra, de ponta a ponta.
Space X lança primeira tripulação de humanos à órbita polar A SpaceX, empresa aeroespacial de Elon Musk, lançou uma equipe de quatro astronautas à órbita polar, nesta terça-feira (1º).
É a primeira vez que uma missão com humanos orbita a Terra de polo a polo. O investidor maltês Chun Wang, um magnata nascido na China que fundou uma empresa de mineração de bitcoin, é o financiador e comandante da missão da SpaceX, chamada Fram2. Wang e três associados decolaram na cápsula Crew Dragon da SpaceX na noite desta segunda-feira (31) do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.
A missão deve durar de três a cinco dias, com 22 experimentos de pesquisa, focados em como o voo espacial e a microgravidade afetam o corpo humano. LEIA MAIS Musk afirma que Starship, nave espacial da SpaceX, deve ir a Marte em 2026 Musk vai construir túnel em Dubai onde veículos elétricos andarão a 160 km/h VÍDEO: Starship se desintegra no espaço e faz aviões desviarem rotas Na tarde de segunda, os quatro membros da tripulação foram levados à plataforma de lançamento em uma caravana de Teslas – os carros elétricos da outra empresa de Musk.
"Vamos assistir a um lançamento de foguete enquanto estamos a caminho de um lançamento de foguete", escreveu Wang no X, a rede social de Musk.
Sapce X lança astronautas à órbtia polar Reprodução/X A missão é o sexto voo privado de astronautas da SpaceX e expande o domínio da empresa no cenário global de voos espaciais tripulados. A Fram2 é a 16ª missão tripulada no total usando a reutilizável Crew Dragon, uma espaçonave em forma de gota desenvolvida pela SpaceX com financiamento da NASA para transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional. A SpaceX e sua cápsula Dragon dominaram o mercado emergente de voos espaciais orbitais privados, inicialmente procurado por turistas ricos.
A Dragon é a única cápsula privada no mundo que realiza missões em órbita, enquanto a Starliner da Boeing ainda está em desenvolvimento. Nos últimos anos, com voos da Dragon custando cerca de US$ 55 milhões por assento, o mercado de voos espaciais – envolvendo empresas como a Axiom Space, que contratam missões da Crew Dragon – tem se concentrado em astronautas de governos que pagam principalmente por prestígio nacional e para fortalecer a experiência espacial. Mas a tripulação da Fram2 não tem apoio governamental.
Os companheiros de Wang são a diretora de cinema norueguesa Jannicke Mikkelsen, especialista em cinematografia de realidade virtual; a pesquisadora alemã de robótica e cientista polar Rabea Rogge; e o aventureiro australiano Eric Philips, que fez expedições de esqui nas regiões polares severas da Terra.