Museu Catavento, no Centro de SP, integra a programação.
Divulgação
O estado de São Paulo recebe a 6ª edição da Jornada do Patrimônio, que acontece de 1º até dia 3 de agosto, em 40 municípios com uma programação gratuita voltada à valorização da história e da cultura paulista — com foco especial na memória das ferrovias.
O evento terá atividades artísticas, oficinas, feiras gastronômicas, passeios históricos e debates em espaços tombados e edifícios que marcaram o desenvolvimento das cidades.
Entre os destaques desta edição estão: Urban sketchers registrando a paisagem ferroviária em Santos, São José do Rio Preto, Bauru e Mogi das Cruzes. Feiras gastronômicas com produtos regionais inspirados nas rotas dos trens em São Carlos, São José do Rio Preto e Mogi das Cruzes. Oficina “Metais e Patrimônio Cultural” no Museu Catavento, em SP (inscrições de 16 a 30/07). Passeio guiado em Paranapiacaba, um dos principais núcleos ferroviários do estado. Intervenção teatral e exposição na Antiga Estação Sorocabana - Centro de Rafard Percurso sensorial e histórico e Quarteto de Cordas da Orquestra Jovem de Araraquara, no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (Araraquara) Visita guiada no Largo da Estação Ferroviária de Guaratinguetá Visita monitorada no Cemitério da Saudade, em Campinas "Café com histórias e memórias vividas nos trilhos do trem", na Estação Ferroviária de São José do Rio Preto Visita ao Museu do Parque Estadual do Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio A programação envolve cidades como Campinas, Botucatu, Araraquara, Guaratinguetá, Presidente Epitácio, Registro, Santo André, São José do Rio Pardo, São Paulo, entre outras.
A lista completa e o cronograma estão disponíveis no site oficial. Serviço 6ª Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo 📆 De 1 a 3 de agosto de 2025 💲Quanto? grátis