Segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), o total de turistas que circularão nos meses de junho a agosto será 11,5% maior que no mesmo período de 2024.
Arraiás aquecem o turismo de compras, movimentam os restaurantes, o setor hoteleiro e o transporte rodoviário. Divulgação/Prefeitura de Araçatuba Ao menos 520 mil turistas devem viajar pelo estado de São Paulo para participar das festas juninas entre os meses de junho e agosto, segundo dados do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria Estadual de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP). O número supera em mais de 53,6 mil pessoas (11,5%) o total de turistas circulando pelos "arraiás" do ano passado. A movimentação econômica direta estimada é de R$ 389 milhões - uma alta de 22% em relação ao ano anterior. 👉 Festas juninas 2025: veja guia com as melhores quermesses de SP Em 2024, o órgão estimou que 466,4 mil turistas participaram dos festejos juninos no estado, movimentando cerca de R$ 318,8 milhões para o estado.
O CIET considera na pesquisa apenas as viagens com pernoite, onde o turista usa uma infraestrutura hoteleira ou de parentes e amigos para se estabelecer nos dias de festa. A previsão é que 88% dos municípios paulistas recebam visitantes de outras cidades.
A ocupação hoteleira média está em 64% no período. As festas juninas manifestam a nossa identidade, fortalecem laços comunitários, estimulam o turismo interno e as viagens. Fetejos juninos agitam o mês de junho em Praia Grande, no Litoral Sul de SP Fred Casagrande/Divulgação/PMPG Os arraiás, segundo a secretaria, aquecem o turismo de compras, movimentam os restaurantes, o setor hoteleiro e o transporte rodoviário, gerando um ambiente de expectativas positivas para o período que inclui as férias.
Origem pagã De origem pagã, as festas juninas hoje estão associadas a santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro.
Muitas acontecem em espaços de igrejas, com as tradicionais quermesses, outras são realizadas pelas prefeituras municipais em espaços públicos. 👉 A tradicional Quermesse do Padroeiro, em Mirandópolis, noroeste do Estado, acontece durante todo o mês de junho e comemora o aniversário de fundação da cidade com barracas de comidas, bebidas, jogos e brincadeiras.
👉 No coração do estado, a 141ª Festa de São João Batista agita Laranjal Paulista, com celebrações de fé, shows, iguarias juninas e apresentações culturais até o dia 24 de junho. 👉 O município de Votorantim, na região metropolitana de Sorocaba, também realiza essa festa há mais de cem anos e atrai um público de 500 mil pessoas. Sabores Juninos: Alan Severiano relembra pratos que marcaram a vida Aumento dos turistas em SP O CIET mensurou também que, no 1° trimestre deste ano, o número de passageiros que passaram pelos três principais aeroportos do estado de São Paulo apresentou aumento de 6,07%, em relação ao primeiro trimestre de 2024.
A quantidade de passageiros internacionais circulando nesses aeroportos subiu 5,69% e o número de passageiros domésticos aumentou 6,16%. Quanto ao volume de pousos e decolagens no primeiro trimestre de 2025, houve uma elevação em relação a 2024 de 3,23% para voos domésticos e 6,87% para voos internacionais. Ocupação de hotéis Esse crescimento de turistas chegando no estado elevou também a taxa de ocupação média nos meios de hospedagem no estado no 1° trimestre de 2025, segundo a entidade. A ocupação média subiu 3,09 pontos percentuais frente ao 1° trimestre de 2024, passando de 52,9% de ocupação para 55,99% em 2025 em todo o estado. Já na capital paulista, a alta foi de 7,05 pontos percentuais no período, saindo de 48,91% de ocupação média para 55,96% no mesmo período, segundo o estudo da secretaria. Os números de 2025 e 2024 estão abaixo dos valores do 1° trimestre de 2023, quando a ocupação média da capital foi de 59,12% e do estado 56,95%. O documento aponta que a diária média dos hóspedes apresentou aumento de 21,81% no estado e 36,97% na cidade de São Paulo, na comparação entre 2025 e 2024. Boa safra garante milho para as festas juninas