É #FAKE que Trump mandou exibir bandeira do Brasil em telão de Nova York em apoio a Bolsonaro
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra o Jornal Nacional anunciando que o presidente Donald Trump mandou exibir a bandeira do Brasil em um telão da Times Square, famosa avenida de Nova York, nos Estados Unidos, em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
É #FAKE. Selo #FAKE G1 🛑Como é o vídeo? Ele mostra a apresentadora Renata Vasconcellos na bancada do Jornal Nacional.
Na mesma tela, é exibido simultaneamente um vídeo de um telão com a bandeira no Brasil em uma avenida. Renata aparece dizendo: "Trump, o presidente dos Estados Unidos, mandou colocar a bandeira do Brasil no telão gigante da Times Square em Nova York.
O recado foi claro, é apoio direto ao Bolsonaro [...]". O conteúdo circula em posts do TikTok e do Kwai desde segunda-feira (28), dois dias antes de o presidente de Donald Trump assinar o decreto que impõe uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. O anúncio da taxação havia sido feito em 9 de julho pelo presidente americano, que, ao justificar a medida, citou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). ⚠️ Por que isso é mentiroso? O vídeo de Renata Vasconcellos não é verdadeiro — o áudio foi manipulado com inteligência artificial (IA).
O Fato ou Fake submeteu o conteúdo ao Hive Moderation, ferramenta que detecta uso desse recurso em imagens e vídeos.
Resultado: há 99,8% de chances de o material ter sido produzido assim.
As imagens que mostram a bandeira brasileira na Times Square também têm indícios de IA.
Alguns textos exibidos na cena estão em línguas que não existem (veja abaixo), característica comum em conteúdos criados sinteticamente.
Além disso, não há qualquer registro de veículos de imprensa nacional ou internacional sobre a suposta exibição da bandeira na avenida. Vídeo de bandeira do Brasil na Times Square tem indícios de inteligência artificial nos textos exibidos nos telões. Reprodução 🎯 Qual o contexto da fake? Em 9 de julho, Trump anunciou pelas redes sociais uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, citando o julgamento de Bolsonaro no STF.
Em resposta, o presidente Lula afirmou que o Brasil é um país soberano e "que não aceitará ser tutelado por ninguém". Em 17 de julho, o americano publicou uma carta para Bolsonaro, afirmando que seu julgamento deveria "terminar imediatamente" e acusando o governo federal de atacar a liberdade de expressão. Em 30 de julho, Trump assinou um decreto que coloca em vigor o tarifaço a partir de 6 de agosto.
O documento prevê uma longa lista de produtos que não serão afetados.
É #FAKE que Trump mandou exibir bandeira do Brasil em telão de Nova York em apoio a Bolsonaro Reprodução Veja também Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake VÍDEOS: Fato ou Fake explica VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)