Publicações virais nas redes citam que, em texto divulgado no Domingo de Páscoa de 2025, pontífice usou esse termo, o que não é verdade.
Além disso, posts compartilham vídeo de 2023 como se fosse uma gravação atual.
É #FAKE que vídeo de papa Francisco falando sobre guerra entre Israel e Hamas seja de seu último discurso Reprodução Circulam nas redes sociais publicações dizendo que o papa Francisco "condenou o genocídio de Israel na Palestina" em sua última aparição pública, no Domingo de Páscoa de 2025, véspera da morte do pontífice.
É #FAKE. selo fake g1 🛑 Como são as publicações falsas? Publicados no X em 21 de abril de 2025, os posts alegam – falsamente – que o papa Francisco usou a palavra "genocídio" para condenar as ações de Israel na Faixa de Gaza, em meio ao conflito com o grupo terrorista Hamas.
Veja dois exemplos de textos mentirosos: "O Papa Francisco usou sua última aparição pública para condenar o genocídio de Israel na Palestina" e "ATENÇÃO!! A Globo não vai mostrar mas o Papa Francisco usou sua última aparição pública pra denunciar o GENOCÍDIO feito por Israel e exigir um cessar fogo em Gaza!! Que descanse em paz ❤".
Esses posts compartilham o vídeo de um discurso de dois anos atrás feito pelo pontífice – mas omitem a data, para insinuar que seja uma gravação recente.
Na ocasião, o pontífice disse: "Eu continuo recebendo notícias muito sérias e dolorosas de Gaza.
Civis desarmados são alvos de bombardeios e tiros.
E isso aconteceu até mesmo dentro do complexo paroquial da Sagrada Família, onde não há terroristas, mas famílias, crianças, doentes e deficientes do lado de fora.
[...] Alguns dizem que é terrorismo e guerra.
Sim, é guerra e terrorismo".
⚠️ Por que os posts são mentirosos? O vídeo usado nas publicações é de um discurso de 17 de dezembro de 2023, feito da janela do Vaticano.
Na ocasião, Francisco lamentou a morte de duas mulheres em uma paróquia da Faixa de Gaza, vítimas de um atirador israelense, e condenou a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
Para encontrar essa gravação usada nos posts enganosos, o Fato ou Fake procurou no Google pelos termos "sim é guerra e terrorismo papa Francisco". Em sua última fala em público, Francisco apareceu na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e declarou: "Queridos irmãos e irmãs, Feliz Páscoa! O mestre de cerimônias irá ler a mensagem".
Em seguida, o porta-voz fez a leitura do texto da bênção Urbi et Orbi.
A mensagem menciona a guerra entre Israel e o Hamas e pede por um cessar-fogo do conflito, mas não cita o termo "genocídio". O texto afirma: "É preocupante o crescente clima de antissemitismo que se está a espalhar por todo o mundo.
E, ao mesmo tempo, o meu pensamento dirige-se ao povo, em particular, à comunidade cristã de Gaza, onde o terrível conflito continua a gerar morte e destruição e a provocar uma situação humanitária dramática e ignóbil.
Apelo às partes beligerantes que cheguem a um cessar-fogo, que se libertem os reféns e se preste assistência à população faminta, desejosa de um futuro de paz!". No Domingo de Páscoa de 2025, a Homilia do papa Francisco também não foi lida por ele próprio, mas pelo cardeal Angelo Comastri.
Um trecho do texto dizia: "Por isso, não podemos estacionar o nosso coração nas ilusões deste mundo, nem fechá-lo na tristeza; temos de correr, cheios de alegria" (leia a mensagem completa). Papa Francisco dá a bênção para fiéis no final da missa de Páscoa presidida pelo Cardeal Angelo Comastri na Praça de São Pedro, no Vaticano, no domingo, 20 de abril de 2025. Andrew Medichini/AP Veja também É #FAKE que papa Francisco tenha dito que está liberado comer carne vermelha na Sexta-feira Santa É #FAKE que papa tenha dito que está liberado comer carne vermelha na Sexta-Feira Santa VÍDEOS: Fato ou Fake explica VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito