De acordo com a fabricante, o suporte do eixo traseiro pode rachar, o que resulta em perda da dirigibilidade.
Renault Kwid divulgação/Renault A Renault convocou, nesta quinta-feira (5), os proprietários dos modelos Kwid e Duster para a inspeção e possível substituição do suporte do eixo traseiro.
O chamado se deve à possibilidade de fissuras na peça, que, em certas condições, podem comprometer a dirigibilidade dos veículos. "Em casos extremos, essa falha pode aumentar o risco de acidentes, com possíveis danos físicos e materiais ao motorista, passageiros e terceiros", informou a montadora em nota oficial. O eixo traseiro dos modelos Kwid e Duster é composto por barras de torção que conectam as rodas traseiras.
De acordo com a Renault, o tempo estimado para a inspeção e, se necessário, o reparo, varia de 30 minutos a 8 horas. Essa peça pode custar entre R$ 600 e mais de R$ 1.000 em sites especializados, dependendo se é original ou paralela.
No entanto, o recall será realizado gratuitamente para os proprietários que atenderem à convocação. No caso do Duster, o problema é ainda mais grave: "Foi identificado que, devido a uma falha no processo de usinagem das roscas, algumas fixações do rolamento do eixo traseiro à carroceria podem estar soltas ou ausentes, o que pode causar a desconexão entre o eixo e o chassi", detalha o comunicado. Essa falha pode provocar ruídos intensos e até a perda de controle do veículo.
O tempo estimado para o reparo varia de 30 minutos a 1 hora e meia. Confira abaixo os veículos envolvidos no recall. Renault Kwid Chassis: J000006 a J986154; Data de fabricação: 5/5/2021 a 12/5/2023. Renault Duster Chassis: J060924 a J187197; Data de fabricação: 16/9/2024 a 6/12/2024. LEIA MAIS LISTA: venda de motos novas sobe quase 11% em 2025; veja as mais vendidas LISTA: veja os carros e picapes usados mais vendidos no Brasil Volkswagen T-Cross lidera SUVs em 2025; Honda HR-V aparece em segundo; veja o ranking Volkswagen Tera: veja os 5 pontos positivos e negativos do novo SUV da marca alemã